Ao fazer o seu planejamento
estratégico para 2016, use estas dicas para montar seu plano de vendas e
acelerar o seu crescimento.
No clássico filme Campo dos
Sonhos,o protagonista recebe a inspiração de uma voz imaginária: “se você
construir, eles virão”. Esta frase ficou famosa no mundo dos negócios e acabou
virando um lema para várias startups e empreendedores: concentre-se no
desenvolvimento do seu produto e os clientes virão.
Se você é aquele
empreendedor que vê Vendas e Marketing
como um mal necessário ou se você está sofrendo com as turbulências na
economia, nunca foi tão importante ter um foco especial em vendas e ser
produtivo para converter qualquer oportunidade de negócio em receita.
Um bom plano de vendas deve ser curto,
simples e direto ao ponto. Ele deve conter essencialmente os seus objetivos e
metas de receita e as ações para conquistar novos clientes e crescer as vendas
a partir dos clientes existentes.
Estratégia 1: Defina sua Meta
Este
é um elemento crítico do plano de vendas pois definirá o seu ritmo de
crescimento e a sua cadência de acompanhamento periódica de novas vendas.
Estes são os principais pontos que você deve considerar ao determinar
suas metas de vendas:
Dado o seu planejamento estratégico e as oportunidades de negócios,
qual a meta de crescimento que faz sentido para sua empresa?
Qual o mix de
vendas de clientes existentes vs. vendas de novos clientes que suportará este
crescimento?
Quais as restrições de capacidade do seu negócio?
Por exemplo: se
você planeja crescer 50% e isso significa contratar mais vendedores, você tem
os recursos financeiros para aumentar o seu headcount?
Estratégia 2: Ajuste o Funil
O
funil de vendas é um dos recursos mais importantes em gestão e planejamento de
vendas e marketing.
Essencialmente, o seu funil informa quão bem a sua
empresa converte leads
em clientes potenciais e, mais importante, clientes potenciais em clientes
reais.
Construa um plano que permita a automação do seu funil de vendas para que
você consiga gerir o volume sem perder o relacionamento personalizado com cada
lead. Além disso, é fundamental que você consiga gerenciar as taxas de
conversão entre os diferentes estágios do seu ciclo de vendas.
O mais importante
na fase de planejamento de vendas é dimensionar o seu funil de vendas para a
meta de crescimento estipulada e então identificar potenciais gargalos de
vendas e marketing.Alguns exemplos comuns de gargalos:
Geração de leads: quantos
leads você precisa gerar?
Você terá os recursos de marketing necessários para
isso, tais como orçamento de publicidade online/tradicional, canais de
prospecção ativa etc.
Qualificação: qual a taxa de conversão de leads para
oportunidade de negócios que você precisará?
Como ela se compara com o seu
histórico de conversão?
Dimensionamento do Time de Vendas: você tem a equipe
necessária para gerir (e fechar!) todas as oportunidades?
Estratégia 3: Crescimento por
Novos Clientes
Sua empresa tem dois motores de crescimento:
fazer upsell/cross-sell nos atuais clientes e conquistar clientes novos.
Na
definição das suas metas você já estimou a taxa de novas vendas que deverão vir
de novos clientes.
Estes são os principais pontos a serem considerados para
conquistar novos clientes:
Comece definindo o seu mercado-alvo e mapeando os
canais de marketing apropriados para conectar-se com esta audiência como, por
exemplo, mídias sociais, marketing online, marketing de conteúdo, feiras e
eventos ou teleprospecção.
Use o seu funil de vendas para determinar quais os
melhores leads (ou seja, aqueles com maior taxa de conversão) e concentre
recursos nestes canais.
Use indicações de clientes existentes – não só para dar
credibilidade e validação ao seu produto, mas também peça aos seus clientes que
indiquem outras empresas ou pessoas que teriam interesse no que você
vende.Incentive a sua força de vendas a conquistar novos clientes.
Você pode
fazer isso com premiações por clientes novos ou comissionamento
diferenciado.
Construa um painel de controle de atividades relacionadas a novos
clientes que mostre indicadores como quantidade de cold calls realizados,
quantidade de reuniões com clientes em potencial, propostas enviadas etc.
Estratégia 4: Crescimento por Clientes
Existentes
Conquistar novos clientes é ótimo e dá o oxigênio
necessário para a sua empresa crescer. Porém, é também a forma mais cara de
crescer.
Portanto, em tempos de crise, é fundamental que você tenha uma boa
estratégia de fidelização de clientes e crescimento baseado em clientes
existentes.
Estes são os aspectos fundamentais que você deve considerar:Invista
na satisfação dos seus clientes e ouça atentamente o feedback deles sobre seus
produtos e serviços.
Você pode usar pesquisas de satisfação e focus groups para ter dados
estruturados sobre a percepção de seus clientes.
Análise de “Gap”: faça um
mapeamento de seus clientes atuais e identifique quais produtos você pode
vender para cada um deles.
Desenvolva ações de relacionamento com os seus
clientes existentes e aproveite para aprofundar o seu conhecimento sobre os
clientes.
Tenha um sistema de automação, como um CRM, que permita que você
gerencie volume de clientes com atendimento personalizado.
Assim como para
clientes novos, construa um painel de controle de atividades relacionadas a
clientes existentes que mostre indicadores como quantidade de visitas,
quantidade de ligações, propostas enviadas etc.
Estes painéis também o ajudarão
a entender quais representantes de vendas têm mais perfil de cuidar de clientes
da base ou para conquistar novos clientes.
Em 2016 os empreendedores brasileiros
estarão concentrados em aumentar a produtividade de vendas das suas empresas.
Para isso, é fundamental investir em planejamento e automação.
Estas são algumas dicas práticas para você elaborar o seu plano de vendas de
2016 e bater as suas metas de crescimento e lembre-se , “se você vender, eles
virão”.
Bons negócios!
Escrito por Daniel Hoe, do Salesforce
Fonte: https://endeavor.org.br/plano-de-vendas-webinar/
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