6 maneiras de se sentir mais confiante, segundo a ciência

Atitudes simples e objetivas para fazer poucos minutos antes daquela difícil entrevista de emprego

Entrevista de emprego Carreira Executivo Executiva Mulher Competição (Foto: Shutterstock)

Quando você está diante de uma situação difícil ou desafiadora, como uma entrevista para um emprego que você precisa ou deseja muito, é comum sentir-se um pouco incomodado. Mas é mais fácil lidar com esse sentimento do que você pensa. 

Há algumas maneiras de aumentar sua confiança e, consequentemente, sua performance. O site Business Insider buscou estudos científicos para mapear algumas estratégias simples e que podem ser feitas em alguns minutos. Mas, antes de tudo, lembre-se de relaxar.
 
Acerte sua postura

Inspirar-se - e adotar - a linguagem corporal de uma pessoa que você acredite ser poderosa vai fazer você se sentir mais poderoso também, segundo estudos científicos. Um exemplo simples? Lembra da Mulher Maravilha? Inspire-se. Minutos antes de entrar em uma sala para uma entrevista, separe seus pés, coloque as mãos na cintura e levante seu queixo. 
 
Escolha a música certa

Não é somente impressão. 

Colocar uma música alta, que te coloque para cima e te satisfaça antes de uma entrevista ou de uma reunião, irá fazer a diferença. Um estudo mostrou que quem ouve músicas de 'alta potência' como "We Will Rock You" tem uma performance mais confiante do que quem ouve músicas menos vibrantes. 

Vista-se de modo formal

Em muitos escritórios, a maneira como os funcionários se vestem tornou-se informal e até mesmo casual. Mas não ache que isso dispensa você de escolher bem a roupa que irá usar ao ser entrevistado. 

Um estudo mostrou que candidatos que foram vestidos de modo mais formal (e não casual) conseguiram falar e se expressar melhor. Um fenômeno associado ao sentimento de poder. 
 
Fale em tom baixo

Baixar a entonação da voz pode fazer você se sentir mais confiante, mostrou um estudo. Estudantes que leram um texto em voz mais baixa do que o tom normal deles ficaram mais propensos a descreverem a si mesmos com adjetivos como "dominante" e "ativo" - em comparação a estudantes que leram em um tom mais alto ou permaneceram em silêncio. 

O interessante é que esse sentimento vem do nosso subconsciente. 
 
Borrife um perfume 

Um estudo notou que homens utilizando spray de desodorante com perfume se sentiam mais confiantes do que os que não usavam o produto. Outra pesquisa também revelou que mulheres que viram vídeos comerciais com homens usando desodorantes se sentiram mais atraídas por eles mesmo sem poder sentir o cheiro. 
 
Estabeleça rituais 

Realizar rituais pode te ajudar a diminuir a ansiedade ou aumentar a confiança antes de eventos difíceis. Um estudo mostrou que alunos que levaram amuletos da sorte antes de um teste de memória se saíram melhor do que os não levaram. 
 
Escreva sobre um tempo em que você se sentiu poderoso e confiante 
 
Simplesmente pensar sobre o dia em que você teve poder ou se sentiu confiante pode mudar a forma como você se comporta. 

Em um estudo, estudantes que escreveram sobre um dia em que eles tiveram algum tipo de poder sobre outras pessoas foram selecionados como mais influentes que aqueles que escreveram sobre um dia ou um tempo que se sentiram fracos e desanimados. 
 
Fontes dos estudos que embasaram as dicas: Scientific American, Psychological Science, Internacional Journal of Cosmetic Science, Social Psychological & Personality Science, Journal of Personality and Social Psychology 

Fonte:  http://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2016/01/6-maneiras-de-se-sentir-mais-confiante-segundo-ciencia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para a UNQE!
Deixe seu comentário abaixo ou Ligue 11 3684-1645