7 dicas para fazer uma análise curricular eficiente

Autor: Roni Silva
 

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, os recrutadores se acostumaram com o desafio de encontrar profissionais competentes e alinhados às necessidades da empresa em um curto espaço de tempo. Seja para uma nova posição ou reposição de uma vaga, a agilidade e precisão do RH são essenciais para a formação de equipes de alta performance.

Dessa forma, os processos de recrutamento e seleção precisam ser otimizados, começando pelo gerenciamento adequado dos currículos.

1. Organize o recebimento e armazenamento de currículos

O ideal é contar com um sistema de coleta de dados onde o próprio candidato preenche todas as informações importantes em um formulário padrão. Normalmente, esse tipo de sistema fica integrado ao site da empresa e oferece uma série de recursos, como pesquisas por palavra-chave e emissão de relatórios. Quando não há uma solução tecnológica, o recrutador deve organizar o recebimento e armazenamento dos currículos, utilizando diferentes pastas para separar os documentos de acordo com o perfil do profissional, facilitando, assim, a busca por potenciais candidatos.

2. Defina o perfil ideal

O primeiro passo para um processo seletivo eficiente é a definição detalhada do perfil ideal do candidato a ser localizado. Esse perfil deve ser elaborado em conjunto com o gestor responsável pela vaga e precisa incluir conhecimentos técnicos, know-how e experiências anteriores, além de competências comportamentais que serão exigidas no dia a dia do profissional, como liderança e trabalho em equipe. Com esses dados, é possível realizar filtros iniciais que dão maior rapidez às buscas.

3. Avalie a estética do currículo

Na análise curricular, o recrutador deve perceber a estética do documento de modo a avaliar o cuidado do candidato com a elaboração do currículo. Nesse sentido, é interessante observar a formatação, a distribuição das informações e o uso exagerado de cores e fontes, além, claro, de erros gramaticais. Esses itens podem confirmar a maturidade do profissional.

4. Analise a cronologia e o crescimento profissional

Durante a análise curricular, é fundamental reparar se o currículo apresenta uma ordem cronológica das experiências profissionais. Com esse histórico é possível determinar se há evolução, ou seja, se o candidato tem ocupado cargos de cada vez maior relevância durante sua trajetória. Isso indica competência e dedicação, elementos valiosos para o universo corporativo. Outro fator a ser observado é se as últimas experiências estão alinhadas à sua formação acadêmica. Essa informação mostra se o profissional está realmente investindo em uma carreira.

5. Observe a descrição das atividades e responsabilidades

Um currículo bem elaborado apresenta uma síntese das principais atividades e responsabilidades do candidato em empregos anteriores. Esse resumo demonstra as habilidades e dá sinais sobre o perfil comportamental desse profissional. Executar tarefas que extrapolam as obrigações básicas da função indica pró-atividade e engajamento, bem como o envolvimento em projetos específicos e em equipes multifuncionais. Além disso, é uma boa oportunidade para o recrutador avaliar a capacidade do candidato de expor suas qualidades de maneira clara e objetiva.

6. Considere as experiências e informações adicionais

Na análise curricular, é importante considerar também experiências extracurriculares, como intercâmbios, estágios e participação em grupos de pesquisa acadêmica ou incubadoras de negócios. Essas questões reafirmam algumas características e atitudes do candidato, como interesse pelo aprendizado e o empreendedorismo corporativo. Além disso, é possível avaliar a cooperação com causas sociais e ambientais, voluntariado e disposição política, que transparecem algumas crenças e valores pessoais.

7. Mantenha o foco em currículos com boa aderência ao perfil ideal

A recomendação é dar atenção aos currículos com ao menos 70% de aderência ao perfil ideal, pois esses candidatos têm maior chance de atender aos demais pré-requisitos da vaga. Após essa seleção prévia, é preciso uma segunda análise, ainda mais minuciosa, a fim de identificar os verdadeiros talentos e, na sequência, agendar uma entrevista estruturada para confirmar as impressões do recrutador.

Fonte: http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/gestao-rh/7-dicas-para-fazer-uma-analise-curricular-eficiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para a UNQE!
Deixe seu comentário abaixo ou Ligue 11 3684-1645