Coluna Profissão e Carreira: Entrevista de Emprego


Edição nº 06

*Fernanda Ferreira



ENTREVISTA PARA EMPREGO



As empresas estão cada vez mais criteriosas ao selecionar seus candidatos e apesar de todas as etapas que um processo seletivo possui, a entrevista continua sendo uma das mais importantes.



Desse modo será através dela que os selecionadores poderão observar seu grau de comunicação, suas argumentações, agilidade mental, inteligência emocional, raciocínio lógico e coerência entre as atividades desempenhadas nas dinâmicas e testes psicotécnicos.



Percebendo se tratar de uma etapa fundamental para sua aprovação naquela vaga que tanto almeja é que iremos tratar desse assunto nesta edição.



O assunto é vasto e repleto de detalhes, porém, vou trabalhar com vocês as questões que costumam reprovar mais candidatos, por falta de preparo emocional.



O RECEIO DE FRACASSAR:   



Com certeza quando você entra numa sala para ser entrevistado sente o friozinho na barriga, as pernas tremerem e a voz que teima em sair.



Calma, vou contar um segredo: “ISSO É NORMAL”, já dizia o saudoso Raul Cortez que toda vez que subia nos palcos era como se fosse a primeira vez, pois apresentava os mesmos sintomas descritos acima.



Bom, se o Raul Cortez com anos de experiência, fazendo algo em que era excelente sentia tudo isso quando subia nos palcos, então, porque você não pode sentir também, quando vai fazer algo que é importante para você e que pode mudar seu futuro???



Agora que você sabe ser normal sentir medo e suor frio prepare-se então para controlar esse receio, essa ansiedade.



Primeiro, pare de se cobrar tanto, se permita viver em todos os sentidos da forma mais ampla que alguém pode viver, os erros ocorrem independente da sua vontade.



Não estou aqui, fazendo uma apologia a displicência, mas encare que se estiver de fato preparado e confiante as chances de errar são menores e o tremor vai passar.



O ENTREVISTADOR:



Você já parou para pensar que assim como você o entrevistador também é uma pessoa, com emoções, vontades, inseguranças, neuras, e acima de tudo é um trabalhador que precisa cumprir bem sua tarefa se quiser continuar na empresa?



Ele é um empregado que é pago para fazer seleções, já pensou se ele contratar alguém que vai dar trabalho, ao invés de executar suas obrigações?



Assim como um vendedor que precisa cumprir sua meta para permanecer na empresa, o selecionador também precisa escolher os profissionais que irão agregar valor à empresa.



Portanto, entenda que a função dele naquela sala não é trucidar você, nem tão pouco ridicularizá-lo com aquelas dinâmicas, o que ele quer é encontrar logo um profissional que esteja a altura das expectativas da empresa.



DICAS PARA ENTREVISTAS DE SUCESSO:

  • Pesquise sobre a empresa com antecedência, se possível ligue para sentir o atendimento ao consumidor.
  • Estude seu currículo, com antecedência.
  • Vista-se como um profissional. Lembre-se você não vai a uma festa.
  • Coma uma maça no caminho para a empresa, além de melhorar o hálito, a maça também acalma.
  • Respire fundo, chegue com no mínimo 10 minutos de antecedência, cumprimente o porteiro, a faxineira, a recepcionista, saiba que muitas vezes eles são convidados a emitir opinião sobre a impressão que tiveram de você.
  • Peça para ir ao banheiro, assim você caminha pela empresa e observa o ritmo de trabalho, as pessoas, sente o ambiente e abaixa a adrenalina.
  • Não fume antes de entrar na empresa, o cheiro fica impregnado.
  • Seja honesto nas respostas, afinal a dinâmica sempre revela quem você realmente é.
  • Jamais se esqueça que você está numa entrevista para emprego, e não conhecendo um novo amigo ou namorado, portanto por mais gentil e descontraído que o selecionador seja, Lembre-se ele quer manter o emprego dele, e contratar o melhor profissional e não o mais engraçado ou gente boa.
  • Evite respostas muito curtas ou longas demais.

Resposta Ideal:
Pergunta: Você já trabalhou?
Resposta ideal: Sim, fui gerente num comércio de roupas por 2 anos.


Mais conteúdo na semana que vem, até lá.
Sugestões e críticas contato@unqe.com.br

www.unqe.com.br              11 3684-1645


*Fernanda Ferreira é advogada, diretora e professora na UNQE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para a UNQE!
Deixe seu comentário abaixo ou Ligue 11 3684-1645