O Poder do Follow Up em Vendas Perdidas
Em vendas, a palavra Follow Up é bastante utilizada e quer dizer ACOMPANHAMENTO
do processo, tanto na pré-venda como após a apresentação da proposta
comercial. Resumidamente, trata-se de acompanhar de perto o prospect
(futuro cliente) ou o cliente, no qual você já apresentou sua proposta
comercial. Neste artigo, vamos focar o uso do Follow up após a
apresentação da proposta comercial e também no caso de vendas perdidas
ou não concluídas.
Como o Follow Up pode Contribuir para Aumentar as Vendas?

Quando
fazemos um mapeamento da oportunidade de vender um produto ou serviço a
um cliente, devemos fazer uma análise da real necessidade do cliente e
de que forma nossa proposta comercial trará benefícios, gerando valor na
negociação.
O “Follow Up” é o
acompanhamento técnico que o profissional de vendas faz junto ao
cliente, para garantir que todas as dúvidas sejam sanadas e transmitir
segurança na hora de partir para o fechamento da venda.
Baseado no grande jargão do mercado de Marketing, “quem não é visto, não é lembrado!”, devemos estar próximo aos clientes, fazendo algumas ligações periodicamente ou mesmo enviando um e-mail.
Para fazer um Follow Up eficaz, o
vendedor não precisa, necessariamente, ir direto ao assunto do objeto da
negociação. Ele pode, por exemplo, enviar um vídeo do Youtube que fala
sobre o mercado do cliente e como as empresas tem melhorado usando a
solução proposta por ele(a) na proposta comercial.
Dessa forma, praticamos a venda
consultiva, orientando o cliente nas decisões estratégicas do business
dele e, de quebra, relembrando nossa proposta comercial. Se o cliente
der abertura, o profissional de vendas pode partir para o fechamento,
mas de forma discreta.
O uso do Follow Up em Vendas Perdidas para Vender Mais:

Case para estudo: TAJJ Eventos!
Para exemplificarmos o tema
deste artigo, vou comentar um case de sucesso que ocorreu comigo
recentemente. Em Outubro eu apresentei uma proposta comercial para o
desenvolvimento de uma estratégia de Marketing Digital para o TAJJ Eventos,
um restaurante de comida libanesa localizado em São Roque, mas que
possui um grande espaço, onde são realizados shows, festas sertanejas, e
alta gastronomia.
Infelizmente a venda não foi concluída, pois o
cliente não demandava capital suficiente para realizar o investimento.
Como vendedor, eu sabia que ele precisava do meu serviço e tinha plena certeza que nossa solução de S.E.O. (otimização do site para buscadores, como o Google) poderia ajudá-lo a aumentar o faturamento de seu negócio. Sendo assim, no início do novo ano eu mandei um e-mail de “Feliz Ano Novo”,
me colocando a sua disposição para qualquer necessidade. Fui
surpreendido positivamente com sua resposta, informando que ele estava mudando o foco do negócio somente para EVENTOS (sociais e corporativos), focando em festas de Casamento, Aniversários de 15 anos (Debutante) e eventos corporativos.
Rapidamente fiz uma pesquisa sobre o
novo business do cliente, colocando informações relevantes sobre o
mercado e realizei uma pesquisa no Google para dimensionar o número de
buscas das principais palavras chaves. Quando terminei e enviei a ele,
surpreendi positivamente, pois não apresentei uma nova proposta
comercial, mas sim dados que auxiliaram ele a tomar uma decisão mais
consolidada. Na seqüência, ele solicitou a proposta comercial e em 5
dias estávamos assinando o contrato para desenvolvimento do projeto.
Conclusão sobre Follow Up e Vendas!
Concluo que o Follow Up
pode ser um grande diferencial para um profissional de vendas, pois os
clientes não esperam um atendimento de qualidade, mesmo quando dizem
“não” a uma de nossas propostas comerciais. Além disso, você aumenta o
relacionamento com o cliente, ganhando sua confiança e tornando-se um
ponto de referência em sua mente.
Quando ele precisar novamente do seu
produto ou serviço, certamente ele lembrará de você e seu concorrente já
inicia a concorrência perdendo espaço.
Fonte: http://supervendedores.com.br/vendas/o-poder-do-follow-up-em-vendas-perdidas/
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