Bônus Entrevista para Emprego

Para complementar a matéria da Coluna Profissão e Carreira da UNQE, leia também as dicas a seguir.

Entrevistas de emprego costumam ter armadilhas ocultas - saiba como se sair bem

Selecionadores costumam começar a avaliar o pretendente à vaga antes mesmo de soltar as perguntas, por isso, saber se portar bem até na sala de espera é importante

O telefone toca e, finalmente, você recebe aquela informação de que deve comparecer à empresa para uma entrevista de emprego. Esse é o sinal verde para se preparar e se livrar das derrapadas que podem acabar com o seu sonho de um novo cargo. Confira sete dicas para se sair bem:

Na sala de espera
Você acredita que só passará por uma avaliação ao entrar na sala de entrevista, certo? Errado! ''Costumamos perguntar à recepcionista como o candidato se comportou, se reclamou, se foi pouco educado'', revela Gerusa Torquato, gerente de recrutamento e seleção da Gelre, de São Paulo.

Ao falar sobre uma demissão
Dez entre dez selecionadores perguntam por que você deixou seu último emprego. Seja sincera, mesmo se foi demitida por algum deslize. Pode ser uma tentativa de pegá-la numa mentira, pois há como saber a verdade com um simples telefonema. ''Caso tenha feito algo errado, diga a verdade, porém fale que aprendeu com o erro'', esclarece Gláucia da Costa Santos, consultora de RH da Catho, empresa de recolocação profissional de São Paulo.

Ao argumentar por que quer trabalhar na empresa
Nesse caso, o entrevistador espera ouvir o quanto você conhece e se interessa pela firma. É o momento de dizer: ''Porque me identifico com os produtos ou serviços daqui'' ou ''porque conheço os projetos de expansão da companhia e desejo crescer junto''. Antes, estude sobre a organização. Visite o site da empresa e aprenda tudo sobre ela.

No uso do português
Os consultores são unânimes: estude, leia, procure corrigir seus vícios de linguagem. Sim, eles prestam muita atenção na maneira como você fala. Não importa o cargo, usar o idioma corretamente sempre ajuda bastante. Para algumas funções, como a de operador de telemarketing, é crucial ter o português nos trinques. Qualquer escorregão pode significar um adeus à chance!

Ao dizer quanto quer ganhar
Esse é mais um teste. Isso porque a maior parte das vagas tem um salário definido. Portanto, o objetivo da pergunta é avaliar se o candidato possui noção de mercado. Para não escorregar nessa casca de banana, diga que gostaria de ganhar no patamar de seu último (ou atual) emprego e mencione o valor.

Ao contar qual seu defeito
Muita gente se prepara para essa pergunta clássica pensando em sair pela tangente. Ou seja, responde dizendo ser perfeccionista ou muito ansioso, por isso resolve tudo rápido. Mas os entrevistadores não caem nessa tática. ''Aponte uma dificuldade real e, em seguida, diga o que tem feito para melhorar essa característica'', diz Gerusa Torquato.

No jeito como se comporta
Gestos bruscos, postura corcunda, cabeça muito baixa, nariz empinado, corpo esparramado na cadeira... São inúmeros os modos errados de se comportar numa entrevista. Seja natural e gesticule pouco. Sente-se com a coluna reta e não cruze os braços para não parecer estar na defensiva.
Fonte: http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/entrevista-emprego-armadilha-oculta-com-sair-bem-402104.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para a UNQE!
Deixe seu comentário abaixo ou Ligue 11 3684-1645