Processo seletivo e seus segredos

Especialista dá dicas de como se preparar para um processo seletivo



Você foi convidado para participar de um processo seletivo? Como se preparar para a entrevista? Alguns pontos devem ser observados para que chamar a atenção do avaliador e ser o escolhido para a vaga.
Sabe aquela frase: ‘a primeira impressão é a que fica’? Para conseguir um emprego, ela vale muito. Seja para trabalhar no escritório ou direto com o cliente, o currículo é fundamental.  Você sabe fazer um?

A Narita é gerente de Recursos Humanos de uma rede multinacional de cafeterias e explica que não adianta usar o mesmo currículo para todos os cargos.

“Você é uma pessoa da área de compras, você não vai ter um currículo de comprador. Você vai ter um currículo de coordenador de compras, da área de supply… Você vai ter vários currículos que abordam aquela experiência de maneiras diferentes. Se você tem um currículo generalista, você vai concorrer a vagas generalistas e com pessoas generalistas”, explica Narita Oliveira, gerente de RH da Starbucks Brasil.

Ter experiência na função abre portas e na maior parte dos casos garante o convite para o processo seletivo.  Mas para se destacar entre os candidatos é fundamental mostrar que conhece a empresa e que tem o perfil do profissional que ela procura.

Por isso cuidado. A roupa que vai usar na entrevista também é avaliada.

“Faz sentido ir para uma entrevista de gerente de loja de terno e gravata? Não precisa. E aí para as mulheres, o mínimo faz. Vai vem vestida, não vai de decote, não vai de roupa curta. Essas coisas que parecem que são simples ainda tem pessoas que não conseguem se adaptar”, diz Narita.

E durante a conversa a sinceridade é fundamental mesmo quando a pergunta não é tão agradável.
Em uma multinacional do setor de alimentos e bebidas, o candidato à vaga deve passar por pelo menos cinco etapas antes da contratação. Entre elas análise de currículo, conversa por telefone e entrevistas com gestores. A gerente Juliana explica que todos os detalhes são levados em conta.

“O corpo fala. Então, a postura na entrevista, a forma como senta, a forma como se comunica, a firmeza no discurso e o contato visual são muito importantes”, alerta Juliana Ventura, gerente de atração de talentos da PepsiCo Brasil.

Não tem jeito. A melhor forma de controlar o nervosismo é se preparar.

“Eu acho que trazer esse repertório bem alinhado com o currículo e conhecer muito bem a empresa e a posição para a qual ele está aplicando. Isso é muito importante. Trazer essa segurança no discurso. A gente vai observar isso com olhos de lince, eu diria”, comenta Juliana.

Em um processo seletivo, quem está na disputa por uma vaga se preocupa muito com as perguntas que serão feitas pelo entrevistador. Mas o candidato também precisa fazer perguntas, para saber se aquela empresa preenche os requisitos e se enquadra no perfil do emprego desejado.

A pessoa que vai disputar uma vaga também precisa saber mais sobre a empresa e algumas perguntas são importantes nesse processo de seleção.

Fonte:  http://g1.globo.com/globo-news/conta-corrente/platb/2014/09/22/especialista-da-dicas-de-como-se-preparar-para-um-processo-seletivo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para a UNQE!
Deixe seu comentário abaixo ou Ligue 11 3684-1645