Checar seus e-mails instantaneamente ou atender a todas as pessoas podem custar minutos essenciais para outras tarefas
Um grande problema dos hábitos é que eles
são executados sem pensarmos no assunto. Se você perde seu tempo com
algo que não percebe é provável que seja necessário um esforço maior
para melhorar sua produtividade.
Alguns aspectos diários, como responder a e-mails, podem ser obstáculos no nosso trabalho.
A Inc. elaborou uma lista com sete ações que, na verdade, são prejudiciais. Confira.
Checar o e-mail constantemente
Responder de forma rápida a seus contatos parece uma atitude produtiva,
mas pode te custar tempo valioso que deveria ser concentrado em coisas
mais importantes.
Uma dica é deixar as notificações desabilitadas sempre que estiver
trabalhando em uma tarefa que precisa de muita concentração -- como os
pontos centrais de um projeto. Outra opção é definir momentos na sua
rotina diária para se dedicar a responder e-mails.
Esperar até que tudo esteja perfeito
Uma infeliz constatação sobre o perfeccionismo é que ele toma tempo --
mais do que seria necessário. Boa parte do tempo gasto para fazer de
algo muito bom uma verdadeira obra de arte poderia ser concentrado em
outras tarefas. Isso não significa que o trabalho deve ser apresentado
de qualquer jeito. Mas muita gente insiste em cada ponto, cada vírgula
e, com isso, pode atrasar a entrega e perder o timing em relação ao
mercado -- considerando que um bom trabalho poderia ser levado ao
próximo passo dentro do processo de logística da empresa.
Concentre-se em fazer sua tarefa de forma correta, até que esta possa seguir seu curso e sair de sua responsabilidade.
Fazer várias coisas de uma só vez
Ser multitarefa soa como uma característica boa e desejada em uma sociedade em evolução tecnológica. Por outro lado, ao distribuir sua atenção para diversas coisas, você pode acabar não dando o devido cuidado a nenhuma.
Ser multitarefa soa como uma característica boa e desejada em uma sociedade em evolução tecnológica. Por outro lado, ao distribuir sua atenção para diversas coisas, você pode acabar não dando o devido cuidado a nenhuma.
O ideal é organizar o seu tempo. Trabalhe em uma atividade até que
esteja completa e você possa seguir para a próxima. Provavelmente vai
perceber que conseguirá fazer cada tarefa mais rapidamente, em vez de
ficar preso em todas.
'Convidar' as interrupções
Em ambientes com alta presença de elementos que interrompem a sua
rotina é comum que você se distraia facilmente. Um indivíduo, assim, é o
pior inimigo de seu tempo. Ao mandar e-mails, enviar uma mensagem ou
fazer um comentário com alguém, você está "convidando" outras pessoas a
interagirem e, consequentemente, gastarem seu precioso tempo no
trabalho.
A melhor sugestão é o isolamento, seja fechando a porta de sua sala,
colocando o celular em modo silencioso ou evitando mandar e-mails que
podem esperar até uma outra oportunidade.
Ah, não custa acrescentar:
quanto mais tempo interagindo com amigos pelo WhatsApp ou Facebook,
menos tempo para ser produtivo.
Ser desorganizado
Embora muita gente esteja acostumada a trabalhar em meio à bagunça
pessoal, esse tipo de desorganização pode exigir tempo para encontrar
coisas fundamentais como, por exemplo, documentos.
Evite ter que procurar por tudo o que precisa. Organize-se de forma a
deixar as coisas com as quais está trabalhando mais diretamente em
locais acessíveis.
Falhar ao delegar
Uma característica que deve ser evitada é querer fazer tudo sem a ajuda
de ninguém. Você não é o melhor em tudo. Há uma série de tarefas que
outros realizariam de forma mais eficiente, sem que você precise gastar
seu tempo.
Delegue. Aceite que há pessoas melhores que você em determinadas
atividades e concentre-se naquilo que você faz melhor ou que esperam de
seu cargo.
Nunca dizer não
Há uma série de situações que prejudicam seu engajamento nas atividades
que precisa realizar. Seja um montante maior de trabalho ou
compromissos pessoais que interrompem sua produtividade, você irá
encarar momentos em que "não" deve ser a resposta.
O ponto é que dizer "não" não significa ser mal educado. Você pode, e
deve, encontrar meios de fazer isso para poupar seu tempo sem prejudicar
sua relação com as outras pessoas. E pense: "não" pode ser uma resposta
para aquele momento e, assim que estiver mais livre, pode se
transformar em "sim".
Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2015/11/7-habitos-para-nunca-mais-perder-tempo-no-trabalho.html
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