7 hábitos para nunca mais perder tempo no trabalho

Checar seus e-mails instantaneamente ou atender a todas as pessoas podem custar minutos essenciais para outras tarefas

tempo; relógio; atraso (Foto: Thinkstock)

Um grande problema dos hábitos é que eles são executados sem pensarmos no assunto. Se você perde seu tempo com algo que não percebe é provável que seja necessário um esforço maior para melhorar sua produtividade.

Alguns aspectos diários, como responder a e-mails, podem ser obstáculos no nosso trabalho. 

A Inc. elaborou uma lista com sete ações que, na verdade, são prejudiciais. Confira.
 
Checar o e-mail constantemente
 
Responder de forma rápida a seus contatos parece uma atitude produtiva, mas pode te custar tempo valioso que deveria ser concentrado em coisas mais importantes.

Uma dica é deixar as notificações desabilitadas sempre que estiver trabalhando em uma tarefa que precisa de muita concentração -- como os pontos centrais de um projeto. Outra opção é definir momentos na sua rotina diária para se dedicar a responder e-mails.
 
Esperar até que tudo esteja perfeito
 
Uma infeliz constatação sobre o perfeccionismo é que ele toma tempo -- mais do que seria necessário. Boa parte do tempo gasto para fazer de algo muito bom uma verdadeira obra de arte poderia ser concentrado em outras tarefas. Isso não significa que o trabalho deve ser apresentado de qualquer jeito. Mas muita gente insiste em cada ponto, cada vírgula e, com isso, pode atrasar a entrega e perder o timing em relação ao mercado -- considerando que um bom trabalho poderia ser levado ao próximo passo dentro do processo de logística da empresa.

Concentre-se em fazer sua tarefa de forma correta, até que esta possa seguir seu curso e sair de sua responsabilidade.
 
Fazer várias coisas de uma só vez
Ser multitarefa soa como uma característica boa e desejada em uma sociedade em evolução tecnológica. Por outro lado, ao distribuir sua atenção para diversas coisas, você pode acabar não dando o devido cuidado a nenhuma.

O ideal é organizar o seu tempo. Trabalhe em uma atividade até que esteja completa e você possa seguir para a próxima. Provavelmente vai perceber que conseguirá fazer cada tarefa mais rapidamente, em vez de ficar preso em todas.
 
'Convidar' as interrupções
 
Em ambientes com alta presença de elementos que interrompem a sua rotina é comum que você se distraia facilmente. Um indivíduo, assim, é o pior inimigo de seu tempo. Ao mandar e-mails, enviar uma mensagem ou fazer um comentário com alguém, você está "convidando" outras pessoas a interagirem e, consequentemente, gastarem seu precioso tempo no trabalho.

A melhor sugestão é o isolamento, seja fechando a porta de sua sala, colocando o celular em modo silencioso ou evitando mandar e-mails que podem esperar até uma outra oportunidade. 

Ah, não custa acrescentar: quanto mais tempo interagindo com amigos pelo WhatsApp ou Facebook, menos tempo para ser produtivo.
 
Ser desorganizado
 
Embora muita gente esteja acostumada a trabalhar em meio à bagunça pessoal, esse tipo de desorganização pode exigir tempo para encontrar coisas fundamentais como, por exemplo, documentos.

Evite ter que procurar por tudo o que precisa. Organize-se de forma a deixar as coisas com as quais está trabalhando mais diretamente em locais acessíveis.
 
Falhar ao delegar
 
Uma característica que deve ser evitada é querer fazer tudo sem a ajuda de ninguém. Você não é o melhor em tudo. Há uma série de tarefas que outros realizariam de forma mais eficiente, sem que você precise gastar seu tempo.

Delegue. Aceite que há pessoas melhores que você em determinadas atividades e concentre-se naquilo que você faz melhor ou que esperam de seu cargo.
 
Nunca dizer não
 
Há uma série de situações que prejudicam seu engajamento nas atividades que precisa realizar. Seja um montante maior de trabalho ou compromissos pessoais que interrompem sua produtividade, você irá encarar momentos em que "não" deve ser a resposta.

O ponto é que dizer "não" não significa ser mal educado. Você pode, e deve, encontrar meios de fazer isso para poupar seu tempo sem prejudicar sua relação com as outras pessoas. E pense: "não" pode ser uma resposta para aquele momento e, assim que estiver mais livre, pode se transformar em "sim".

Fonte:  http://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2015/11/7-habitos-para-nunca-mais-perder-tempo-no-trabalho.html

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