Coluna Profissão e Carreira: Dinâmicas de Grupo



Edição nº 09

* Por Fernanda Ferreira

Hoje falaremos sobre dinâmicas de grupo, fase fundamental num processo seletivo haja vista que avalia traços da personalidade do candidato, observando se as características apresentadas durante a entrevista são reais ou apenas ensaiadas para conquistar a vaga.

Notem que o objetivo das dinâmicas é verificar seu relacionamento interpessoal e intrapessoal.

O relacionamento interpessoal avalia a maneira como o candidato se comporta com as demais pessoas, se possui flexibilidade, disponibilidade para ajudar, liderança...

Já o relacionamento intrapessoal é aquele direcionado a relação interna do candidato, ou seja, como ele reage com suas frustrações, vitórias e questões pessoais.

O selecionador ficará atento a postura corporal, a maneira de interação, a forma de defesa de seu ponto de vista e a coerência entre o que foi dito nas etapas anteriores e o que será realizado.

A aversão que algumas pessoas criaram por dinâmicas de grupo vem justamente pela falta de preparo e banalização que alguns selecionadores demonstraram ao aplicá-las.

Trata-se de uma das melhores ferramentas utilizadas numa seleção, haja vista que expõe o candidato a situações inusitadas e aparentemente despretensiosas, contudo nesse momento observa-se o concorrente sem máscaras.

A principal dica UNQE para os candidatos é que procurem ser autenticos, demonstrem disposição e vontade de colaborar.

Procurem identificar os objetivos da dinâmica e a relação dela com o cargo almejado, dessa forma ficará mais fácil visualizar as características esperadas.

Aguardem novas dicas, obrigada e até semana que vem.         
Mais conteúdo na semana que vem, até lá.
Sugestões e críticas contato@unqe.com.br
www.unqe.com.br              11 3684-1645
*Fernanda Ferreira é advogada, diretora e professora na UNQE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para a UNQE!
Deixe seu comentário abaixo ou Ligue 11 3684-1645