Bônus UNQE: Dicas para Dinâmicas de Grupo


Dicas essenciais para se dar bem na dinâmica de grupo 

Autoconhecimento, tranquilidade, interação e um toque de ousadia são conselhos de especialistas para quem vai encarar esta “temida” etapa de um processo seletivo.


São Paulo – Muita gente começa a suar e sente frio na barriga só de pensar em encarar uma dinâmica de grupo. Afinal, competir pela atenção dos recrutadores, responder às perguntas e participar das atividades propostas são alguns dos desafios que aparecem nesta etapa e estão no meio caminho entre você e aquele emprego, estágio ou trainee.

 “O objetivo da dinâmica, que é um processo seletivo em grupo, é ver como o profissional vai se comportar em situações como aquela no ambiente de trabalho”, explica Liliane Veinert, sócia diretora da CV consult. 

No entanto, as competências que estão sendo avaliadas são particularidades dos processos seletivos. “Você não sabe o que a empresa está considerando como diferencial”, diz Matilde Berna, diretora de transição de carreira da Right Management. A seguir, confira algumas dicas de especialistas para ter sucesso nesta "temida" fase do processo seletivo:


Aposte no autoconhecimento
“Quanto mais a pessoa se conhece, mais domínio ela tem da situação”, diz Liliane. Por isso, a especialista sugere que, antes de uma dinâmica de grupo, o profissional reflita sobre si mesmo. 

“Faça uma retrospectiva, analise quais são o seus valores e pontos fortes”, diz. Segundo ela, aspectos que ainda precisam ser desenvolvidos também precisam estar claros na mente de quem está prestes a participar de uma dinâmica. 

Ela ainda explica que, em relação aos candidatos a estágio ou a trainee, as habilidades comportamentais ficam ainda mais em destaque. “Nesses casos, é pura competência pessoal”, diz. Para as funções que exigem mais experiência o processo é composto pela junção entre a avaliação das competências pessoais e profissionais.


Aprofunde a pesquisa sobre a empresa
“Esse pesquisa deveria acontecer antes mesmo de se candidatar à vaga porque parte-se do pressuposto de que a escolha é mútua, a empresa escolhe o candidato e ele escolhe a empresa”, diz Liliane.

Sim, você já deveria ter feito isso, mas, se ainda não fez, é bom não perder tempo. Segundo a especialista, os pontos de aderência entre a cultura da empresa e seus valores serão mais cobrados na fase de dinâmica. 


“Quanto mais aprofunda a pesquisa sobre os valores e a missão da empresa mais garantia de ter sucesso porque a interação é diferente quando a pessoa conhece a organização”, explica Liliane.
Matilde concorda. “Pesquisar sobre a empresa é sempre muito positivo”, diz. Reportagens, de acordo com ela, dão subsídios para entender como a empresa é no dia a dia, se ela investe nas pessoas, se preza pela responsabilidade social. “Ajudam a compreender como é dentro da organização”, explica Matilde.
 
Se você tiver conhecidos que trabalham ou já trabalharam lá, pergunte como é o perfil dos profissionais, como são as reuniões, se é uma organização mais formal e reservada ou mais descontraída e informal. “Todas essas informações vão ajudar a nortear a maneira como você se posiciona”, diz Matilde.

Mantenha a tranquilidade
Quando mais tranquilo você estiver mais facilmente você vai ficar conectado com as atividades propostas. 

“O medo obstrui e distorce a sua percepção”, lembra Liliane.

“É muito difícil não ficar nervoso com a situação, por isso o candidato deve lançar mão de alguma técnica para buscar a tranquilidade”, sugere Matilde. Ombro contraído, mãos apertadas, perna que não para de tremer. Fique atento aos sinais de tensão. Respiração mais profunda é uma das técnicas para relaxar. 

“Oxigenando o corpo você tende a ficar mais leve”, diz a especialista. 

Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/6-dicas-de-ouro-para-se-dar-bem-uma-dinamica-de-grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para a UNQE!
Deixe seu comentário abaixo ou Ligue 11 3684-1645