Treinamento de vendas

Como treinar a equipe de vendas em tempos difíceis

Em épocas de crise, as vendas se tornam um desafio em dobro. Para te ajudar nessa missão, confira as dicas para planejar estratégias de como treinar a equipe de vendas em tempos difíceis. Confira as dicas!


Dicas de como treinar a equipe
de vendas em tempos difíceis

























A área comercial é naturalmente desafiadora em uma empresa, ainda mais quando falamos de micro e pequenas. 

E mesmo em tempos estáveis, o desafio de vender mais e vender melhor é sempre presente. 

Mas, mesmo para uma equipe acostumada a esse ritmo, alguns setores realmente têm apresentado cenários bastante difíceis, e manter a motivação nesses casos realmente é desafiador, segundo o consultor especialista na área comercial da Mega Empresarial, Roberto Vilela.

Ele diz que com o cenário macroeconômico instável, a primeira sugestão é um acompanhamento mais constante de resultados e percepções do mercado. 

"Se antes as reuniões para definição de metas e previsões de vendas aconteciam a cada dois meses, mude para um. 

Se as metas eram anuais, pense em rever para mensais. 

Assim, ciente do que os vendedores estão passando, fica mais fácil tomar medidas que afetem diretamente na realidade dos profissionais e dos resultados", aconselha.

O vendedor é a linha de frente do negócio com o cliente e muitas vezes esse acompanhamento mais próximo e abertura para sugestões vai resultar em melhorias simples. 

"Por exemplo, é o vendedor quem escuta os comentários do cliente sobre o preço praticado pela empresa (e pelos concorrentes também!), é ele quem ouve as reclamações sobre as entregas ou mesmo sobre a qualidade do que está sendo produzido. Ouvir o que ele tem a dizer pode fazer com que ações simples façam com que o cliente amplie ou retome as compras", justifica. 

Vilela diz ainda que a motivação da equipe comercial geralmente acontece quando ela entende que a empresa está disposta a receber os seus feedbacks diretamente do campo e está disposta a melhorar.

"Nesta época de crise, então, a credibilidade sobre o negócio que o vendedor leva para o cliente é um critério importante de escolha por um ou outro fornecedor para seguir vendendo", afirma.

Revista Gestão & Negócios | Ed. 80

Fonte: http://revistagestaoenegocios.uol.com.br/perfil-empreendedor/como-treinar-a-equipe-de-vendas-em-tempos-dificeis/2712/ 

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