Mudar é possível

Mudanças à vista

Quatro aprendizados sobre mudança que coletei durante a minha vida pessoal e profissional 


Na hora de mudar, é preciso escolher qual o melhor caminho a seguir
 
Na hora de mudar, é preciso escolher qual o melhor caminho a seguir












Agora que o carnaval passou e o ano começa de verdade tenho percebido um tema que domina vários dos meus encontros ultimamente: a mudança

Tanto no plano profissional, como no pessoal, até mesmo com o destino do Brasil, queremos, necessitamos ou estamos sendo empurrados a fazer mudanças.

Quaisquer das três alternativas acima fazem o tema ser fundamental em nossas vidas
Pensando nisso, resolvi compartilhar com vocês quatro aprendizados sobre mudança que coletei durante a minha vida pessoal e profissional.

1 - Mudar é difícil
Quantas vezes queremos comer menos, fazer mais exercícios, aprender uma nova língua e cursar um MBA. Mas, depois do entusiasmo inicial, nada acontece. Hábitos adquiridos que, em algum momento geraram uma recompensa mental, se estabelecem rapidamente, criando padrões e rotinas que lutamos para combater.

Temos até a vontade de mudar, mas a verdadeira mudança exige uma série de atitudes e competências que, às vezes, parece distante da nossa capacidade. Recomendo dois livros interessantes sobre mudança. O primeiro deles é o best-seller “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg. O segundo é “Switch”, dos irmãos Chip e Dan Heath.

2 - Mudar é preciso
Se tudo a nossa volta muda, precisamos mudar para acompanhar esse movimento. Às vezes, pensamos ou queremos que as coisas permaneçam da mesma forma, mas a mudança e inevitável. Uma forte comprovação disso, somos nós mesmos. Um dia desses, olhando algumas fotos, fiquei pensando em como mudei. Nem tanto porque quis, mas pelo ciclo natural da vida.

Entender que tudo se movimenta amplia a nossa consciência da necessidade de fazermos mais mudanças. No plano profissional, novas tecnologias pressionam  por mudanças, trazendo novos concorrentes e ampliando desejos e necessidades dos clientes. Muda a empresa, mudam os chefes e muda a prioridade. Tudo está mudando cada vez mais rápido.

3 - Mudar vem de dentro
Para efetivarmos uma mudança não adianta esperar que ela caia do céu. Somos nós quem fará a mudança. Podemos até buscar ajuda, na maioria das vezes necessária, de um coacher, amigo ou familiar mais próximo. Assim não faça outsourcing daquilo que não dá e assuma o destino da sua trajetória de mudança.

4 - Só pode entrar algo novo, quando há espaço
Facilita muito um processo de mudança, quando procuramos criar um espaço mental para que um hábito novo e mais saudável se estabeleça. Para isso, acalmar a mente, dar algumas paradas ao longo do dia para refletir como anda sua vida ou simplesmente prestar atenção na sua respiração entre uma reunião e outra criam sementes positivas para que esse espaço apareça e a tão desejada mudança comece e germinar.



Fonte: http://www.istoedinheiro.com.br/blogs-e-colunas/post/20150310/mudancas-vista/6318.shtml
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para a UNQE!
Deixe seu comentário abaixo ou Ligue 11 3684-1645