Dicas de liderança

Como ser um líder eficaz

Neste artigo, Kátia Macedo elenca 5 práticas fundamentais para um líder eficaz. Confira

TEXTO: Kátia Macedo* | FOTO: Divulgação e Freeimages.com  | Adaptação web: David Pereira
5 práticas importantes para se tornar um líder eficaz | FOTO: Freeimages.com 
Segundo o clássico mantra de Fayol, o papel do líder é “planejar, organizar, coordenar e controlar”. Liderar é mais que isso, e fazê-lo na prática envolve a cada dia maior complexidade.
Bem antes da profusão dos computadores, celulares, conferências on-line e toda a parafernália eletrônica que constituem nossos meios de comunicação, estudos relatados por Henry Mintzberg, conduzidos com executivos ingleses na segunda metade do século 20 evidenciaram que os líderes conseguiam apenas meia hora de plena dedicação, sem sofrerem interrupção, a cada dois dias de trabalho. Insistimos: meia hora de concentração a cada dois dias! Não é preciso bola de cristal para prever que, com o ritmo acelerado dos negócios ditados pelas novas tecnologias, essa estatística deve ter se agravado, e muito.

Outro aspecto que merece nossa reflexão é que, em termos quantitativos, grande parte das informações a que o líder tem acesso chega a ele escrita em qualquer mídia - mas uma parcela relevante de informações e, sobretudo, de caráter mais estratégico, chega a ele verbalmente, e fica armazenada apenas no seu cérebro até que tenha ocasião de compartilhá-la.

Com o tempo cada vez mais escasso, é claro que nem tudo passa adiante. Por essa razão, o líder acaba muitas vezes decidindo fazer ele mesmo o que acha que tomará muito tempo e energia para explicar a seus subordinados. Esse dilema é uma das raízes da frequente dificuldade que os líderes enfrentam para delegar. Nesse turbilhão de interrupções e informações, como “planejar, organizar, coordenar e controlar”? É difícil que o líder consiga evitar a sensação de uma desmedida carga de trabalho e de estar fazendo tarefas importantes de forma superficial. Para escapar dessas armadilhas, outro icônico pensador da gestão empresarial, Peter Drucker, investigou o que faz um líder eficaz, elegendo como fundamentais as seguintes práticas:

Como ser um líder eficaz

1) Ao invés de fazer o que você deseja, pergunte a si mesmo o que é essencial para o negócio e entenda o que precisa ser feito. Assuma compromisso apenas com uma meta de cada vez. Drucker afirma que “jamais encontrou um executivo que permaneça eficiente fazendo duas tarefas ao mesmo tempo”, por isso recomenda que se eleja uma tarefa prioritária e que só se passe para a próxima após completada a primeira. Reflexão difícil, mas que merece a sua atenção.





 2) Invista em um plano de ação para você. É nesse plano que você deve consignar o que deve ser feito primeiro e como. Tão importante como construí-lo, entretanto, é o compromisso com a sua frequente revisão, porque a cada tarefa concluída com sucesso, ou insucesso, se abrem novas oportunidades ou desafios. Comprometer-se com o seu plano de ação não significa tê-lo como uma camisa de força. 

3) Assuma total responsabilidade pela materialização das suas decisões. Uma tarefa só tem condição de virar realidade se estiver definido quem vai fazê-la, o prazo para a sua conclusão, os nomes das pessoas afetadas pela decisão e que precisam estar alinhadas - se não contribuindo, ao menos não impedindo que os resultados sejam alcançados - e os nomes das pessoas que precisam ser informadas, ainda que não diretamente afetadas. Toda essa cadeia precisa manter-se azeitada.

4) Reveja periodicamente suas decisões. É revendo os acertos e, principalmente, os seus erros que você vai compreender como funciona internamente o seu processo decisório e aprimorá-lo com a experiência. Pode ser que você perceba em si uma recorrente tendência a subdimensionar riscos ou a superestimá-los. Ou ainda a investir tempo e atenção insuficientes para investigar opiniões contrárias à sua. Cuidado: o ego é um inimigo perigoso.

5) Foque nas oportunidades e não nos problemas. Drucker chama nossa atenção para o fato de que embora não devamos colocar os problemas “embaixo do tapete”, a sua solução em geral não produz resultados, apenas previne riscos e prejuízos. São as oportunidades bem aproveitadas o que vai levar seus resultados e o seu negócio a um novo patamar.


Fonte:  http://gestaoenegocios.digisa.com.br/artigos/como-ser-um-lider-eficaz/2452/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para a UNQE!
Deixe seu comentário abaixo ou Ligue 11 3684-1645