Habilidades para desenvolver sua carreira

As habilidades que você precisa ter para se tornar um CIO

Jorge Cordenosi, CIO da General Motors
Jorge Cordenosi, CIO da General Motors: um diretor de TI não deve apenas conhecer a tecnologia, mas saber se comunicar para explicá-la.
O diretor de TI  - ou Chief Information Officer - é o cara que ensina o pessoal do help desk a atender o telefone e falar para reiniciar o computador sempre que acontece algum problema no sistema. Certo? Erradíssimo. “O CIO vai ter que coordenar e conduzir todos os processos de inovação tecnológica que a empresa quiser ou precisar - e ela vai precisar. O diretor de TI vai ter que sair da sombra”, analisa Aloísio Buoro, presidente da Stato, empresa de recrutamento de executivos. 

Normalmente com um perfil mais introspectivo, os profissionais da área de TI terão que fazer um esforço extra para se adaptar ao que as empresas esperam deles como executivos. Jorge Cordenosi, CIO da General Motors para a América Latina, fala sobre cinco habilidades que ele considera fundamentais para quem quer chegar lá também.
Aprenda a se comunicar
A primeira habilidade essencial para um diretor de TI é comunicação, segundo Jorge. “Ainda existem alguns diretores de TI que não se preocupam em comunicar claramente a estratégia, os processos que estão sendo construídos, os resultados que você quer alcançar. Se fazer entender é muito importante”, explica ele. E isso vale tanto na comunicação com executivos de outras áreas, como para os subordinados. 

Seja um bom gestor de pessoas
A segunda habilidade mais importante para Jorge é saber liderar e entender a importância de administrar pessoas. Um executivo de TI normalmente é alguém que veio da área técnica, que tem dificuldade em lidar com pessoas. “Eu mesmo era assim. Durante muitos anos da minha vida, eu fui técnico e só precisava saber lidar com máquina - que para mim era bem mais fácil.

Quando virei líder de área, precisei buscar uma formação adicional. Fiz um doutorado em administração e um MBA para abrir a minha cabeça e aprender a desenvolver pessoas”, afirma. Foi isso, diz ele, que o ajudou a crescer na carreira.

Mergulhe no negócio
O líder de tecnologia tem que saber tudo do negócio onde ele está inserido. “Durante algum tempo, trabalhei no Walmart, agora, estou na GM e sou relativamente novo por aqui.

Um dos meus desafios diários é aprender tudo sobre a empresa e o setor dela para chegar a um nível em que posso trabalhar como consultor para os demais líderes da empresa”, conta Jorge. Seu objetivo é trabalhar junto com todas as áreas e saber do que cada uma precisa e como ele pode ajudar.

Fique super conectado
Se você quer trabalhar como diretor de TI, precisa conhecer e se interessar pelas tendências e pelo menos ter uma ideia do que vai acontecer no futuro. “Quando eu fiz faculdade, não existia internet ainda. Tenho 49 aos. 

Hoje, quando olho para as tendências, imagino que o que futuro está na internet das coisas: carros inteligentes, autodirigíveis, conectados”, comenta Jorge. O diretor de TI precisa estar sempre olhando pra frente e pensando em como a tecnologia pode ajudar o negócio da empresa. 

Seja um agente de inovação
Há anos, a tecnologia serve como um suporte para o negócio. Mas hoje, ela pode transformar o negócio. O líder de TI tem que ter esse papel e entender que ele será um agente de mudança e inovação, pensando em quais ferramentas já existem ou podem ser desenvolvidas para mudar os processos ou até os produtos das companhias. “Com esse papel cada vez mais forte, é capaz que o Chief Information Officer vire um Chief Innovation Officer”, brinca Jorge.

Antes, os diretores de TI ficavam em uma posição de cômoda, de esperar que as áreas definissem as demandas para ele apresentar soluções. “Hoje, ele precisa trazer ideias de onde a empresa pode cortar gastos ou ganhar dinheiro, já que a economia está cada vez mais digital”, conclui.  

Fonte: http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/202/noticias/as-habilidades-que-voce-precisa-ter-para-se-tornar-um-cio

Um comentário:

Sua opinião é muito importante para a UNQE!
Deixe seu comentário abaixo ou Ligue 11 3684-1645