Carta de apresentação - Sabe fazer?

Como fazer uma carta de apresentação:

Passo a passo

 

Apesar dos processos de seleção estarem cada vez mais informatizados, algumas ferramentas impressas ainda são importantes ou acompanham a tendência e se informatizam também.

A carta de apresentação é um bom exemplo dessa situação. Ela ainda é utilizada da forma convencional, mas também de forma digital, principalmente quando candidatos mandam currículos direto para as organizações com a carta de apresentação no corpo do e-mail.

Confira na sequência as dicas da Consultora de Carreira da Catho Elen Souza, para elaborar uma boa carta de apresentação:

A primeira linha da carta é muito importante: Ela deve prender a atenção do recrutador, sendo diferencial entre as demais.

Exemplo:
Sou um profissional com MBA em (nome do curso) pela FGV, inglês fluente e destacada experiência de 12 anos na área Financeira, atuando na… (Cite suas principais realizações na área). Busco novos desafios e acredito que sua empresa possa ter interesse em minhas qualificações.

Depois de ter chamado a atenção do leitor, fale sobre suas experiências profissionais.

Exemplo:
Minha última experiência foi na multinacional (Nome da Empresa), onde conquistei duas promoções, sendo o meu último cargo (Cargo e Área). Anteriormente atuei na (Nome da Empresa), como (Cargo e Área). Entre os principais resultados alcançados destacam-se:

Prossiga a redação da carta com evidências substanciais, por meio das quais o leitor deva considerá-lo para o cargo. Não mencione um único aspecto que não seja positivo ou que não esteja relacionado com o cargo que pretende.

Extraia os pontos fortes do seu currículo e os inclua na carta. Finalize solicitando ao leitor que entre em contato para uma entrevista.

Exemplo:
Estou à disposição para uma entrevista pessoal para que possa descrever, com mais detalhes, minhas experiências.

Dicas Gerais

Uma boa carta de apresentação deve:
  • Ser objetiva
  • Conter apenas uma página
  • Destacar os pontos fortes e omitir os pontos fracos do perfil do profissional (Exemplo: inglês básico).
 Fonte:  http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/dicas-emprego/como-fazer-uma-carta-de-apresentacao-passo-a-passo?sc_source=b2c:newsletter&sc_medium=2015-05-15ces&sc_campaign=ces&sc_content=carreira_sucesso_materia2&utm_source=b2c:newsletter&utm_medium=2015-05-15ces&utm_campaign=515&utm_content=carreira_sucesso_materia2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para a UNQE!
Deixe seu comentário abaixo ou Ligue 11 3684-1645