Networking é a ordem do dia

Rede de contatos e internet ajudam a conseguir novo emprego


A busca por uma vaga de trabalho envolve a elaboração de um currículo, depois a entrevista ou até mesmo uma dinâmica de grupo. Mas não é só isso. Outras ferramentas têm sido cada vez mais importantes para que o candidato consiga participar e ter sucesso em um processo seletivo.

Rodrigo queria mudar de emprego e foi acionando a rede de contatos que ele conseguiu a nova vaga.
“Claro que a competência técnica é muito importante, mas nesse caso foi primordial ter uma boa rede de contatos e ter um bom relacionamento com todo mundo”, conta o consultor da PwC Rodrigo Sá.


Procurar um novo emprego exige mais do que vontade. Você até pode, por exemplo, ter um bom currículo. 

Mas, às vezes, a oportunidade está escondida: é um funcionário que deixou a empresa da noite para o dia, ou o chefe cria, de repente, um cargo inesperado. Quem está antenado e construiu um bom círculo de relacionamentos pode ficar com a vaga.

“No geral essas realocações acontecem na sua grande maioria através de uma indicação. Então, se você tem uma boa rede de relacionamentos e uma boa imagem nessa rede de relacionamentos, mais pessoas para indicar você vai ter quando estiver procurando uma nova oportunidade”, diz Marcelo Sartori, diretor de RH da PwC.

Almejar um novo emprego requer cuidados. Tem sempre aquele que conta vantagem na hora da entrevista, diz muita coisa que não deve. Não é bem por aí.

“Eu vejo muito candidato querendo demonstrar algo que ele não é para tentar atender a expectativa que ele acha que a empresa tem dele. Esse é o principal erro hoje em dia”, alerta Marcelo.

Bons contatos, rede de networking fortalecida, uma entrevista bem feita. Tudo isso é importante, claro. Mas existe uma ferramenta, que está sendo cada vez mais usada por candidatos e recrutadores para preencher as novas vagas de trabalho: as redes sociais na internet.

Foi o que fez o Araken. Antes de cada uma das sete entrevistas do novo emprego, usou as redes sociais para estudar o perfil de cada entrevistador.

“Na verdade, hoje você tem muito acesso a informação através das mídias sociais. Na maioria das vezes, você consegue saber quem vai te entrevistar antecipadamente. Então, você olhar o que essa pessoa fez, qual o background dela, ajuda você a identificar a melhor maneira de se conectar com ela”, explica Araken Madella, da área de negócios pós-venda da Audi.

Na empresa onde ele trabalha, a rede social se tornou a principal ferramenta de recrutamento de novos talentos.

“Hoje, através de determinadas redes sociais, você pode encontrar exatamente o perfil que você está procurando, através de filtragens, exatamente o cargo, exatamente do setor que você está buscando, com as qualificações que você está procurando”, conta Mariana de Oliveira, diretora de RH da Audi.

Fonte:  http://g1.globo.com/globo-news/conta-corrente/platb/2014/11/11/rede-de-contatos-e-internet-ajudam-a-conseguir-novo-emprego/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para a UNQE!
Deixe seu comentário abaixo ou Ligue 11 3684-1645