Como arrumar um emprego em tempos de crise

Seguindo algumas dicas, a busca por aquela oportunidade pode se tornar mais fácil.

Seja para quem está começando, mudando de área ou querendo voltar para o mercado de trabalho, saber como arrumar um emprego nem sempre é uma tarefa fácil. Para passar por essa fase e dar a volta por cima, é preciso ter força de vontade e dedicação, mas outros fatores também são importantes, como um bom networking.

Vários aspectos devem ser levados em consideração na hora de se candidatar a uma oportunidade, desde a montagem do currículo até a apresentação na entrevista. 

Confira algumas dicas para causar uma boa impressão e conquistar a vaga desejada.

mulher que quer saber como arrumar um empregoComportamento na hora da entrevista conta muitos pontos. Foto: iStock, Getty Images

Saiba como arrumar um emprego

O primeiro passo para arrumar um emprego é decidir a área do mercado na qual se inserir e buscar a qualificação para atender aos requisitos e às demandas do setor. Na área de Tecnologia da Informação (TI), por exemplo, novas ferramentas surgem e se atualizam o tempo todo, exigindo que os profissionais façam cursos periódicos.

Ao se candidatar a uma vaga, é indicado sempre pesquisar o máximo de informações sobre a empresa em questão para saber o que ela faz, como trabalha, quais são os seus projetos e as projeções para o futuro. Além de ajudar a decidir se a vaga realmente é adequada para você, isso também se torna uma vantagem a mais na hora da entrevista, mostrando o seu interesse.

Outra dica importante para arrumar um emprego é sempre ser honesto com o recrutador. Se você não atender a algum dos requisitos de uma vaga, não minta ou omita isso. 

A melhor forma de resolver essa falta é mostrar interesse e possibilidade de adquirir determinada aptidão. Assim, o que era um problema pode até mesmo se tornar uma maneira de mostrar pró-atividade.

Ter cuidado com as roupas e a forma de falar em entrevistas pode parecer algo antiquado, mas em algumas empresas isso ainda é um fator decisivo, dependendo principalmente da área. Em vagas que exijam mais seriedade, é bom prestar atenção a isso e rever o estilo de se vestir ou de falar.

infográfico como arrumar um emprego

Outras dicas importantes

Um dos cuidados mais importantes para arrumar um emprego é a apresentação do currículo, que deve ser organizado e objetivo. Esse é um fator decisivo para que o candidato passe para a próxima fase da seleção e seja chamado para uma entrevista. É importante não fornecer informações demais ou de menos.

Além disso, o currículo deve ser bem direcionado para a vaga desejada, destacando características, competências e experiências que mais importam, de acordo com o perfil desejado pela empresa. Por isso, para cada vaga diferente, revise o currículo e destaque as informações certas.

Utilize também as facilidades da internet para arrumar um emprego, candidatando-se a vagas por e-mail e acessando sites especializados. Também é possível visitar os perfis das empresas da sua área nas redes sociais, pois muitas utilizam o meio para divulgar oportunidades.

O bom e velho networking também não pode ficar de fora. Contate amigos, colegas e ex-colegas. Seja presencialmente ou online, é fundamental manter boas relações e mostrar que você está à disposição no mercado.

Se está muito difícil se colocar na área desejada, uma opção é procurar uma empresa de consultoria e recolocação. Essas companhias contam com apoio psicológico e intermedeiam o contato com o mercado.

Fonte:  http://vivomaissaudavel.com.br/bem-estar/motivacao/como-arrumar-um-emprego-em-tempos-de-crise/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para a UNQE!
Deixe seu comentário abaixo ou Ligue 11 3684-1645