Como são realizadas as pesquisas para o Top of Mind?

Aos alunos de Marketing UNQE:

Entenda como é feita a pesquisa de marcas mais lembradas para o Top of Mind

Top of Mind Já faz 23 anos que o Datafolha sai às ruas para entrevistar pessoas de todas as regiões brasileiras, em 160 municípios. A pergunta inicial se mantém: "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?". 

A partir das respostas livres e espontâneas de 5.145 pessoas --divididas em duas amostras--, a pesquisa Folha Top of Mind detalha a preferência dos brasileiros em 54 categorias. 

Na edição deste ano, cinco marcas empataram tecnicamente na principal categoria da pesquisa, o Top do Top. É a primeira vez que isso ocorre. 

Depois da primeira questão, comum às duas amostras, as perguntas aos entrevistados das amostras A e B são feitas para cada categoria. 

Por exemplo: "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em Pneu? Fralda descartável? Seguro?" E assim por diante. 

A edição 2013 traz ainda seis novas categorias em relação ao ano passado --duas delas, Top Região (com quatro premiadas) e companhia aérea, estão de volta à pesquisa. 

As categorias inéditas de 2013 são Top Tecnologia, carne, pratos congelados, talheres. Em média, quatro quesitos são substi­tuídos a cada edição da pesquisa. 

Além de apontar campeãs, a pesquisa mostra em detalhes como o brasileiro se relaciona com as marcas, além dos resultados de décadas de investimentos de empresas e agências. 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/topofmind/2013/10/1361436-entenda-como-e-feita-a-pesquisa-de-marcas-mais-lembradas-para-o-top-of-mind.shtml

Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para a UNQE!
Deixe seu comentário abaixo ou Ligue 11 3684-1645