Última pesquisa comprova...

Pesquisa revela que falta de mão de obra qualificada prejudica empresas

Curso técnico é suficiente para abrir portas no mercado de trabalho.
Médias e grandes empresas procuram profissionais especializados.

Uma pesquisa mostrou onde está o emprego nas médias e grandes empresas. São setores onde sobram vagas porque falta qualificação e áreas onde o curso técnico já garante a contratação.

É uma boa notícia para quem procura emprego. A dica é: busque uma especialização. O curso técnico é suficiente para abrir as portas de entrada no mercado de trabalho.

Entre as indústrias pesquisadas, 65% reclamam da falta de mão de obra especializada. As médias e grandes empresas procuram operadores, técnicos de produção, pessoal para a área administrativa, vendas e telemarketing, engenheiros e gerentes.

Exatamente o caso dessa empresa de automação de portões em Brasília. “A gente perde com nossa produtividade. A gente não consegue inovar com frequencia porque as pessoas não conseguem acompanhar essa demanda”, afirma a gerente de RH Clara Moreira.

A saída das indústrias tem sido treinar os empregados: 81% fizeram investimentos em cursos dentro da própria empresa. O que também não é fácil, porque a maioria chega despreparada.

“Vai ter uma dificuldade de aprendizado pela deficiência da educação básica. Tem dificuldade com matemática, com leitura, com interpretação. Em uma economia que a tecnologia muda constantemente isso é essencial”.

Hoje, menos de 7% dos jovens brasileiros fazem cursos profissionalizantes junto com a educação regular. 

Em países desenvolvidos essa média chega a 50%.

Dica de quem entrou estagiário e hoje é chefe:
“Se a gente ficar parado o mercado engole a gente”.

A pesquisa mostrou também que as pequenas empresas sofrem menos com a falta de mão de obra especializada. Nelas, o índice caiu de 68% para 61%.

Edição do dia 29/10/2013
29/10/2013 08h09 - Atualizado em 29/10/2013 09h01
Fonte:  http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/10/pesquisa-revela-que-falta-de-mao-de-obra-qualificada-prejudica-empresas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para a UNQE!
Deixe seu comentário abaixo ou Ligue 11 3684-1645