Tim Boyle/Bloomberg
App do LinkedIn: perfis com foto são 14 vezes mais vistos.
Fundado em dezembro de 2002, o LinkedIn é uma das redes sociais
mais famosas do mundo. Diferente de outras plataformas, no entanto, o
foco aqui é manter relações corporativas e contatos de trabalho.
Com a função de conectar os recrutadores das empresas a funcionários em
potencial, a plataforma atrai todo ano diversos jovens em busca de um novo emprego.
Para se ter uma ideia, hoje o LinkedIn conta com cerca de 400 milhões
de usuários ativos – e muitos deles cometem os mesmos erros na hora de
preencher seus perfis.
Em São Paulo, um workshop recente realizado a partir de parceria entre Linkedin e Na Prática
ensinou como eliminar os erros mais comuns e transformar sua página
para melhor. A seguir, confira as dicas de Fernanda Brunsizian, gerente
de comunicação da rede, para fazer o seu perfil saltar aos olhos dos
recrutadores:
1. Perfis com foto são 14 vezes mais vistos. O retrato
não precisa ser necessariamente formal: leve em conta seu meio de
trabalho (é formal ou informal, por exemplo?) e, principalmente, sua
identidade.
2. Defina bem sua profissão para facilitar buscas. Se
for estudante, a dica é colocar estudante mesmo, visto que é a palavra
que recrutadores buscam quando procuram alguém nessa etapa da vida.
Também é possível colocar um slogan que defina sua personalidade, como
“apaixonado por startups”.
3. Tenha perfis em mais de um idioma. O LinkedIn
oferece a possibilidade de abrigar perfis em línguas diferentes dentro
da mesma URL. Basta clicar na seta ao lado do botão “Ver perfil como” e
selecionar a opção “Criar perfil em outro idioma”. O site espelha as
informações atuais e você só precisa traduzi-las.
4. Personalize sua URL e apareça antes no Google. Ao
customizar o link com seu nome profissional, você ganha uma assinatura
mais concisa e sobe nas pesquisas.Para editar, selecione o ícone de
ajuste ao lado da URL que o LinkedIn disponibiliza, logo abaixo da foto.
Se seu nome for muito comum e você não se incomodar, opte pelo mais
exótico para se destacar entre os homônimos.
5. Fotos de fundo devem ser profissionais. Evite
colocar fotos de viagem ou imagens muito pessoais. Prefira ambientes
neutros e escritórios.
6. Altere entre visualizações públicas e anônimas. No
LinkedIn, é possível optar por olhar perfis sem que se saiba que foi
você. A dica é usar esta função quando o tráfego de visitas de volta não
for proveitoso, como em pesquisas pessoais ou de trabalho. Caso esteja
se preparando para uma entrevista de emprego ou um projeto, use
visualização pública para estudar os perfis dos envolvidos – isso mostra
proatividade.
7. Invista em um bom resumo. Para criá-lo, imagine que um recrutador pediu o seguinte: conte-me quem é você. Simples assim.
8. Use os recursos audiovisuais para se diferenciar. A
ferramenta é especialmente boa para profissões visuais, como arquitetura
ou design. Também é bom atualizar os arquivos de vez em quando, para o
perfil não parecer parado.
9. Não se esqueça de preencher campos outros, como
causas, organizações filantrópicas e projetos de voluntariado. As
empresas também observam esta parte.
10. Quer conhecer alguém ou alguma empresa e tem uma conexão em comum? Peça para essa pessoa fazer a introdução.
11. Teste seus talentos de publicação. O Brasil foi o
segundo mercado a receber a ferramenta de postagens do LinkedIn, em
abril de 2015, e já se tornou líder mundial de uso. A ideia é
transformar seu perfil em um blog. Se bem feitos, seus escritos podem se
tornar conhecidos entre suas conexões, as conexões delas e assim por
diante, transformando-o em um “Influencer”. Lembre-se de ter bom senso:
esta continua sendo uma rede profissional.
12. Interaja com suas conexões. Mandar parabéns por um novo emprego, por exemplo, faz parte da manutenção de um relacionamento.
13. Explore o Slideshare.net/LinkedInBrasil. O site
mantém uma página com diversos recursos disponíveis para download, como
pesquisas de tendências de mercado e guias de uso.
Para todas as etapas
Segundo Fernanda, a presença de jovens brasileiros na rede vem crescendo
– e o número de recrutadores em busca de estagiários e trainees também.
“Existem empresas que só contratam pelo LinkedIn”, diz.
Mas muitos desses perfis são genéricos ou incompletos, e os empregadores
encontram dificuldades na hora da avaliação. “É difícil avaliar um
estudante, então o perfil funciona como uma carta de apresentação”,
resume Fernanda.
Um bom perfil é sinal de interesse, dedicação e preocupação com o
contexto profissional, explica ela, e é possível em qualquer fase. Mesmo
que um estudante tenha pouca ou nenhuma experiência profissional, ela
garante que há um jeito de deixar a página atraente.
Capriche no resumo e, se achar que vale a pena, peça depoimentos sobre
suas conquistas e personalidade para professores e colegas. E vá com
calma nas conexões. “A maior ingenuidade dos jovens é aceitar qualquer
pessoa, porque no LinkedIn o que vale é a qualidade da rede”, conclui
Fernanda. “É através dela que você recebe as informações sobre o
mercado.”
*Este artigo foi originalmente publicado pelo Na Prática, portal da Fundação Estudar.
Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/13-dicas-para-melhorar-seu-perfil-no-linkedin
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