Falta mão de obra qualificada


Acessem a matéria do jornal Bom Dia Brasil da Globo.

Falta de mão de obra qualificada faz sobrar vagas no setor privado

Algumas não precisam de tanta qualificação, mas mesmo assim tem sido difícil achar pessoal. A primeira grande dificuldade é encontrar um candidato que saiba escrever, ler e entender o que leu.

Em São Paulo, duas mil vagas são abertas por mês nas agências de emprego da prefeitura, mas muitas não são preenchidas. Algumas não precisam de tanta qualificação, mas mesmo assim tem sido difícil achar pessoal para contratar.

“O empregador hoje está bem flexível, as dificuldades que nos temos são com o trabalhador. Às vezes o candidato não tem experiência na qual está sendo pedido. Quanto melhor qualificado o trabalhador estiver, maior vai ser a chance dele no mercado de trabalho”, afirma Cláudia Maria Firmino, supervisora do CAT.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio, no último ano, as contratações aumentaram de maneira geral. Nas farmácias, foram mais de 6% de novos empregos. Nos supermercados, quase 5%. E, mesmo assim, continuam sobrando vagas no comércio.

Um supermercado tem, em média, 40 vagas por mês que não consegue preencher. Eles estão há quatro meses procurando por um manobrista. Já entrevistaram 25 candidatos, e não conseguiram contratar nenhum.

“Tem gente que gostaria de ser manobrista e nem carteira de habilitação tem”, afirma Vânia Batista, analista de recursos humanos.


http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/02/falta-de-mao-de-obra-qualificada-faz-sobrar-vagas-no-setor-privado.html







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para a UNQE!
Deixe seu comentário abaixo ou Ligue 11 3684-1645